sexta-feira, 19 de junho de 2009

Max Weber.

Um dos principais conceitos de Weber.Foi ser contra as idéias de Karl Marx pelo simples fato de afirmar que Marx em seu livro (O CAPITAL)-estava equivocado a afirmar a acumulação primitiva.Ainda,em uma das mais importantes teorias de Weber entra a sociologia burocrática,ou seja,o homem era como uma “maquina”ele já vinha moldado a realizar tal ação,um homem pode ser pago para realizar esta ação.Com esta brilhante idéia surge a teoria burocrática administrativa.baseada em três pontos.
Questão monetária.
Estado (crescimento qualitativo...)tarefas administrativas
Superioridade da burocracia,estado este de eficácia.

Para muitos leigos este termo BUROCRACIA,chega a ser sufocante,implica demora,muitos papeis e nada de solução,para Weber este conceito não tem fundamento já que a burocracia vem com intuito de melhorar,de ser eficaz de detalhar nos mínimos detalhes o encalce. Este termo também foi empregado por ele por questões sociais.
Para WEBER analisa profundamente a ação social,que são caracterizados:
1. Pela Ação tradicionalàAquela que consiste pela cultura,hábitos,costumes,e é principalmente esta ação é por conta da pratica.
2. Ação afetivaàAquela ditada pelo humor do sujeito,um exemplo e a mãe bater no filho para lhe dar devida punição,por conta da rebeldia.
3. Ambas,constituem o conceito da comunhão e conceito de comunidade.
4. Ação Racional subdividida em duas partes:
· Ação Racional- exprime uma ação concreta,um engenheiro construir um prédio.
· Ação Racional-definida por um valor,um capitão não abandona seu navio enquanto esta afundando.

Diante destes conceitos de ação ele sugeria ainda que o ser humano agia conforme motivos,ou seja,todos os indivíduos seguem uma tendência baseados no outro.Que fim levara aquela atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário