domingo, 20 de dezembro de 2009

KANT

Kant – A critica da razão pura

1. Para Kant o verdadeiro conhecimento é uma “síntese a priori”, o conhecimento cientifica, com efeito, tinha essência de juízos universais e necessários (a priori). Sintética- matemática 5+7=12/Física/Geometria- a linha mais curta entre dois pontos e a reta; nas mudanças no mundo corpóreo a matéria permanece a mesma. Além da matemática, aritmética e física, a metafísica pretende operar com juízos sintéticos a priori de ver com fundamento ou não. É preciso antes de tudo ver o fundamento da síntese a priori.
2. Antes Kant afirmava que para conhecer as coisa,nos deveríamos girar em torno do objeto, mais assim ficaríamos na duvida.Então, como Copérnico afirmou que o sol não gira em torno da terra, Kant afirmou que os objetos e que giravam em torno dos homens, ou seja, das coisas que não conhecemos a priori a não ser que nos colocamos nela.Dai surge o termo “transcendental” estrutura da sensibilidade e do intelecto humano.Na qual sem essas estruturas não e possível nenhuma experiência de nenhum objeto.

O inicio dois troncos

3. O sentido dos objetos e dado do intelecto e pensado. A doutrina do sentido e da sensibilidade é chamada de “estética”; O elemento essencial ao conhecimento sensível e a intuição. O conhecimento sensível onde este presente as sensações e a intuição empírica, já a forma da sensibilidade (sensações concretas) é a intuição empírica, já a forma da sensibilidade (sensações concretas) é a intuição pura são eles espaço sentido externo; tempo sentido interno, ambos tem realidade empírica, tem idealidade transcendental, não inserem as coisas como propriedade, mas são apenas formas da nossa intuição.
4. A segunda fonte do conhecimento e o intelecto não são as intuições mais os conceitos, em geral e a lógica transcendental que referem a priori aos objetos. Divide-se em duas esferas; a analítica dissolve alguma coisa em seus elementos.Reproduzindo pensamentos idênticos apenas com palavras diferente.Matemática e física...

Nenhum comentário:

Postar um comentário