domingo, 20 de dezembro de 2009

Descartes


Ele almejava conhecer a natureza do homem e do universo. Mas como se dedicou à filosofia,viu que não devemos nos apegar aos sentidos e a livros velhos, pois apenas a razão e a confiável. (mais ou menos como Sócrates pensava) de Sócrates a Platão uma linha direta com Descartes.Com isso, ele começou a criar sua própria filosofia;como Sócrates começou a viajar pela Europa,entrou para o exercito e viajou para muitos lugares,morreu aos 54 (cinqüenta e quatro) anos em Estocolmo com pneumonia.Alguns afirmam que ele e o fundador da filosofia dos novos tempos.Sua filosofia foi o alicerce para muitos filósofos;Kant,Hume,Spinoza,Leibniz,Locke,Berkely...A primeira questão que ele se preocupou foi o que já sabemos,para saber se realmente era seguro,segundo a relação entre o corpo e a alma.Como Sócrates não acreditava nos céticos filosóficos da sua época.Ele acreditava em uma divisão rígida entre o corpo e alma no seu livro discurso do método que asseverou (Regras do método;1 – Evidencia racional [intuição] ; 2 –A analise [simplicidade]; 3 – A síntese [Absolutos/relativos/nexo coerente]; 4 –Controle [Revisão]).,que método filosófico o filosofo deve usar para entender problemas filosóficos.Primeiro Descartes afirmou que não poderíamos achar nada verdadeiro se nos não reconhecermos claramente.Então, ele asseverou que o filosofo deve partir de coisas simples para chegar no mais complicado o famoso “método matemático”;cálculos e mais cálculos ate se chegar a um consenso, reflexo filosófico- A razão a única capaz de levar-nos a um conhecimento seguro.Pois para ele deveríamos duvidar de tudo,e a razão nos levaria ao caminho certo.Pois como sabemos ele não queria levar seu sistema filosófico a um terreno arenoso.Ele achou necessário desconstruir todo o conhecimento de Aristóteles e Platão para dar inicio a seu sistema filosófico,até nos sonhos ele duvidava pois segundo ele nossos sentidos não compreenderiam um sonho da realidade,ambos possuem diferenças.A primeira certeza que teve foi que podia duvidar de tudo,pois se ele duvidava era porque pensava “COGITO,ERGO SUM”,penso logo existo.Possui uma clara e nítida certeza de que seja um ser prefeito ( e que esta ideia vinha naturalmente de outro ser perfeito) Deus.Pois Deus é uma ideia nata que nos e ensinada desde a nossa concepção;você não pode falar de círculos se o mesmo Não atende a premissa de ter linhas eqüidistantes do centro (racionalismo). Havia uma relação entre o pensamento e a existência (quanto mais evidente uma coisa e para o pensamento mais certo e o fato dela existir). Ele ainda definia as propriedades quantitativas e qualitativas; a primeira é evidente para a razão quanto que eu sou um ser pensante ex:. As relações, matemáticas, a segunda são ligadas aos nossos sentidos, mas não descrevem uma realidade exterior ex:. Odor e sabor. Descarte invoca a “garantia de Deus” para o fato de que tudo que reconhecemos por meio de nossa razão corresponde a uma realidade. Há duas formas distintas de realidade as duas substancias,pensamento e a extensão. 1- A alma que e a consciência pura, não ocupa lugar no espaço não pode ser decomposta em pedaços menores; 2 – A matéria (extensão) e só uma extensão não possui consciência e pode ser decomposta em pedaços menores.Ambas provem, de Deus são independentes. Por isso, chamam Descartes de dualista,pois ele dividia o mundo material e o espiritual,dizia que os animais são maquinas muito complicadas,sua vida e seus movimentos totalmente mecânicos. Asseverou ainda, que o homem e dual pensa e ocupa espaço. Para Descartes a alma estava ligada aos nossos sentimentos,sensações.Nosso corpo pode envelhecer mais a nossa razão continua sempre jovem.A alma e a própria razão,ódio,desejo,raiva ligados a realidade material.
-Não saber alguma coisa e um estagia de intermédio para um novo conhecimento.

Princípios de Interpretação Constitucional (RESUMO)



É o conjunto de normas que espelham a ideologia constitucional; classificam em sete.
• Principio da unidade constitucional – as normas devem ser analisadas integralmente.
• Concordância pratica ou hamornização – Aperfeiçoa a realização de todos eles, mas que não acarretem a diminuição de nenhum deles.
• Força Normativa da constituição – HK esta não expressa apenas um ser mas também um dever-ser, conexa a realidade jurídica,social e política.
• Funcional/Justeza – Não pode chegar a um resultado contrario que perturbe o sistema organizatório funcional de funções estabelecidas pelo legislador.
• Eficiência – Em ordem a aperfeiçoar-las eficácia sem alterar o conteúdo.
• Efeito integrador – Integra a constituição favorecendo-a
• Conforme a constituição

KANT

Kant – A critica da razão pura

1. Para Kant o verdadeiro conhecimento é uma “síntese a priori”, o conhecimento cientifica, com efeito, tinha essência de juízos universais e necessários (a priori). Sintética- matemática 5+7=12/Física/Geometria- a linha mais curta entre dois pontos e a reta; nas mudanças no mundo corpóreo a matéria permanece a mesma. Além da matemática, aritmética e física, a metafísica pretende operar com juízos sintéticos a priori de ver com fundamento ou não. É preciso antes de tudo ver o fundamento da síntese a priori.
2. Antes Kant afirmava que para conhecer as coisa,nos deveríamos girar em torno do objeto, mais assim ficaríamos na duvida.Então, como Copérnico afirmou que o sol não gira em torno da terra, Kant afirmou que os objetos e que giravam em torno dos homens, ou seja, das coisas que não conhecemos a priori a não ser que nos colocamos nela.Dai surge o termo “transcendental” estrutura da sensibilidade e do intelecto humano.Na qual sem essas estruturas não e possível nenhuma experiência de nenhum objeto.

O inicio dois troncos

3. O sentido dos objetos e dado do intelecto e pensado. A doutrina do sentido e da sensibilidade é chamada de “estética”; O elemento essencial ao conhecimento sensível e a intuição. O conhecimento sensível onde este presente as sensações e a intuição empírica, já a forma da sensibilidade (sensações concretas) é a intuição empírica, já a forma da sensibilidade (sensações concretas) é a intuição pura são eles espaço sentido externo; tempo sentido interno, ambos tem realidade empírica, tem idealidade transcendental, não inserem as coisas como propriedade, mas são apenas formas da nossa intuição.
4. A segunda fonte do conhecimento e o intelecto não são as intuições mais os conceitos, em geral e a lógica transcendental que referem a priori aos objetos. Divide-se em duas esferas; a analítica dissolve alguma coisa em seus elementos.Reproduzindo pensamentos idênticos apenas com palavras diferente.Matemática e física...

Erva venenosa !

A Fragilidade Humana Impressiona- Erva venenosa

Nunca a um fim todos usam da prepotência do poder para alçar seus objetivos;destruindo sonhos daqueles que um dia chegaram a acreditar em dias melhores.Os falsos profetas alienadores da liberdade pessoas sanguinolentas que visam apenas o fim do outro.
Não vivem vegetam em favor de uma vida boa, tanta riqueza e tanta pobreza de espírito; acham-se donos da verdade pisam nas pessoas como se fossem meras objeções do destino. Esquecem-se que no passado não muito distante,não usufruíam de quaisquer beneficio.Se esquecem de quem os lançou a vitória, se esquecem que não contribuíram em nada e tiraram vantagem em cima disso.A alegria meus caros é efêmera,nada reluz ao relento por conta própria.ás vezes,precisamos parar e ver que as maiores vitimas não fomos nos, mas sim aqueles que ousamos subestimar,passando por cima de seus princípios e valores.Aquele que ousou em buscar uma resposta sozinho.Que no final nunca disse que os outros não ajudaram.Enfim, aqueles que se atrevem a passar por cima de alguém se achando no direito.
Este não respeita o direito, como poderá defender (o seu).Há uma pobreza de sabedoria,espírito fraco,incapaz de assumir seu erro! Aquele que não reconhece o erro,não cresce,fica estagnado!
Pois a cada erro, corrigido, mais um passo a frente e alçado.Reconheça e viva sem rancor,pois apenas os fortes reconhecem o seu erro !para que na frente não seja vitima da própria escolha.